A contribuição científica é muito importante no mundo acadêmico, e com a gente não poderia ser diferente. Confira as mais novas publicações que alguns alunos do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, ou seja, o PGECM e um aluno da graduação do curso de Licenciatura em Química do IFCE Campus Maracanaú.
Respeitando uma ordem cronológica de publicações vamos começar com o artigo: Uma proposta para o estudo experimental da cinemática através da robótica experimental.
O artigo tem como objetivo apresentar uma proposta relacionada ao uso de um dispositivo robótico aplicado ao estudo da Cinemática no ensino de Física, abordando conteúdos relacionados ao MU (Movimento Uniforme) e MUV (Movimento Uniformemente Variado). A aplicabilidade do estudo é baseada na tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID), com ênfase na plataforma Arduino. É uma pesquisa de caráter qualitativo, que pode ajudar no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa no ensino de Física. Para o referencial teórico, contou-se com a contribuição de vários autores estudiosos no assunto. A utilização da pesquisa se faz adequada ao tema proposto, pois se trata da integração da robótica e o ensino de Física. A atividade possibilita uma ferramenta voltada para a disciplina de Física, auxiliando o professor no processo de ensino e aprendizagem de maneira que o aluno participe ativamente da aula e consequentemente venha melhorar seu rendimento acadêmico. Neste contexto, a robótica educacional mostra-se uma como uma metodologia alternativa para se obter êxito nos processos de aprendizagem, fornecendo ao professor uma ferramenta de apoio para mitigar a abstração teórica dos conteúdos que compõem a base curricular do ensino de Física.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o artigo? Acessa o link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/fisica/robotica-educacional Agora vamos para a segunda publicação: Moisey Pistrak (1888-1937) and the Unified Labour School: Analysis of Soviet Pedagogical Thinking for the Education of the Homo Novus.
Esta pesquisa trata da pedagogia soviética proposta por Moisey M. Pistrak, que tipificou a estruturação da vida escolar dos jovens na Rússia antiga com o objetivo de formar o novo homem. O objetivo desta pesquisa foi analisar a proposta pistrakiana de uma escola do trabalho unificada no contexto da revolução bolchevique, buscando uma análise crítica de seu conteúdo e uma correlação com a formação do homo novus para a emergente sociedade socialista soviética. A metodologia de construção do texto baseou-se na pesquisa bibliográfica das principais obras da pedagoga socialista traduzidas para o português, a saber: A escola-comuna (2009), Ensaiossobre a escolapolitécnica (2015) e Fundamentos da escola do trabalho (2018) (The schoolcommune, Ensaios sobre a escola politécnica e Fundações da escola de trabalho, respectivamente). Por fim, educadores russos forneceram. Esta pesquisa trata da pedagogia soviética proposta por Moisey M. Pistrak, que tipificou a estruturação da vida escolar dos jovens em
Rússia antiga com o objetivo de educar o novo homem. O objetivo desta pesquisa foi analisar a proposta pistrakiana de uma escola do trabalho unificada no contexto da revolução bolchevique, buscando uma análise crítica de seu conteúdo e uma correlação com a formação do homo novus para a emergente sociedade socialista soviética. A metodologia de construção do texto baseou-se na pesquisa bibliográfica das principais obras da pedagoga socialista traduzidas para o português, a saber: A escola-comuna (2009), Ensaiossobre a escola politécnica (2015) e Fundamentos da escola do trabalho (2018) (The schoolcommune, Ensaios sobre a escola politécnica e Fundações da escola de trabalho, respectivamente). Finalmente, os educadores russos forneceram concepções pedagógicas aos alunos para educar o novo homem, um homem de outra espécie, um homem para a sociabilidade comunista. Essas concepções traduzem as noções de organização, autonomia, coletividade e autogestão. Ficou curioso e quer saber mais? Acessa o link: http://www.jceps.com/archives/10471 Vamos a terceira publicação, que coincidentemente foi publicada ao mesmo tempo que a quarta: History of education in Brazil: from the Constitution of the Federative Republic of 1988 to the Common National Curriculum Base (BNCC)
As sucessivas mudanças nas políticas educacionais brasileira, têm ocasionado consequências agravantes na educação. Diante disso, o presente artigo tem como finalidade evidenciar como se deu o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular através dos documentos educacionais publicados desde a Constituição de 1988. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza avançada, de caráter exploratório e explicativo ,e com uma abordagem qualitativa, onde foram estudados diversos documentos desde a Constituição de 1988 até a última versão da BNCC, e artigos científicos. Para uma melhor compreensão acerca da pesquisa foi construída uma ordem cronológica entre os principais documentos educacionais. Diante de todo trabalho conclui-se que o processo de implementação da BNCC é algo que foi sendo planejado durante os anos por apenas uma parte da sociedade, que deseja que nossa população passe a seguir todo o pensamento capitalista, realizando inicialmente mudanças nas políticas educacionais, visto que quando fazemos alterações nos métodos educacionais estamos realizando mudanças no modo de pensar da sociedade. Ficou curioso e quer saber mais? Acessa o link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13667
Agora, vamos para a última publicação, que dentre as já supracitadas é a única de nível de graduação: Use of fantastic literature in the teaching of the history of chemistry: Harry Potter and the philosopher’s stone.
O presente artigo tem como seu objetivo principal trazer os livros paradidáticos/de literatura como ferramenta pedagógica a ser utilizada pelos professores de Química no Ensino Médio, a fim de ajudar os docentes a aumentar sua bagagem pedagógica, facilitando a forma de transmitir conteúdos e evidenciando a seus discentes como ocorrem as descobertas científicas, os fatos e mitos presentes nos livros de fantasia, utilizando como exemplo a pseudociência que foi a alquimia. Foi realizado uma profunda pesquisa de cunho qualitativa acerca de livros, cuja principal temática se relacionasse a fantasia e com utilidade no ensino. A escolha no horizonte do mágico, do fantástico, da fantasia, deu-se devido a um aumento da capacidade imaginativa provocada quando se lê obras desse cunho, e devido a facilidade linguística com que os alunos do ensino médio estão familiarizados, uma linguagem que os aproxime da leitura e os deixem emergidos no mundo da imaginação e da criatividade. No final do artigo podemos evidenciar a pouca utilização de livros paradidáticos/de literatura em áreas diversificadas do ensino. Ficou curioso e quer saber mais? Acessa o link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13674 Quer ficar sabendo de mais publicações? Segue a gente no Instagram: https://www.instagram.com/lapp.ifce.maracanau/?igshid=1b7typ46o4tqk
Opmerkingen